top of page

O que é Síndrome de Marfan?

A Síndrome de Marfan é uma síndrome genética, podendo ser chamada, também, de doença, deficiência ou distúrbio do tecido conjuntivo.

 

No entanto, para uma grande parte (10% já seria grande parte) dos diagnosticados desta síndrome ou talvez para a maioria a Síndrome de Marfan não significará nada mais do que doença(s) leve(s) do sistema ocular e/ou esquelético (uma miopia e/ou um deslocamento do cristalino e/ou uma escoliose e/ou uma deformidade torácica). Tais pessoas precisarão apenas usar óculos ou lentes e/ou fazer uma cirurgia ortopédica corretiva e não terão nenhuma manifestação de aneurisma e/ou dissecção de aorta e/ou qualquer disfunção cardíaca relevante (os maiores riscos para os portadores dessa síndrome). Também não apresentarão nenhuma doença mais grave ocular, ortopédica, ortodôntica, odontológica e/ou psicológica.

 

“Síndrome,sf,1 (palavra originada do grego antigo συνδρομή, συν+δρόμος significando "con+correr"), também chamada sindroma ou síndroma2 ou ainda síndromo,sm, 3 é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças, independentemente da etiologia que as diferencia.” (18/07/2013)

Artigo da Wikipédia sobre Síndrome

 

O que é Síndrome de Marfan segundo a Marfan Brasil

Mas como o diagnóstico não é tão confiável e a condição sindromática é duvidosa a Síndrome de Marfan pode em alguns ou muitos casos ser conceituada como condição genética sem patologia grave.

bottom of page